Catfish - O outro lado da mentira...

sábado, agosto 16, 2014

Olá, meus amores! Acabei de ver um filme/documentario onde se aborda os conhecimentos que se podem travar através das redes sociais. Traz coisas muito boas, como aqui o blog, a página do facebook, etc. Mas o filme Catfish despertou-me em mim uma série de sentimentos ambivalentes. Basicamente o filme/documentário retrata a história de um homem, Nev, que conhece através do facebook uma familia e acaba por conversar durante 9 meses com a Megan. Sentimentos surgem, apesar de não querer admitir por ser uma relação virtual... Como se pode gostar de alguém que nunca se viu? Nem eu tenho a resposta para isso, mas sim, é possivel surgir um sentimento, uma projecção, idealização de alguém que se encaixa em tudo o que se acha de bom. Mas e quando do outro lado as pessoas não são quem dizem ser... Quando mentem, inventam histórias para adiar o encontro entre outras coisas. Esta é de facto uma das coisas más que a internet e as redes sociais trouxeram: a possibilidade de pegar em fotografias e criar um perfil falso. As fotos aqui do blog, tumblr são publicas, qualquer pessoa poderia agarrar nas minhas fotos e criar um perfil falso, com outro nome, outra história e vá-se lá saber para que fim. Mas como não sou uma gaja toda "boua" acho que estou segura (a tentar aliviar um pouco o assunto). 

Descobri este filme por acidente, porque sou uma daquelas pessoas que anda a ver tutoriais de maquilhagem no youtube e passados 15 minutos vou parar ao lado "estranho" do youtube. Este filme teve tanto sucesso que o Nev e o Max fizeram um programa com o mesmo nome para a MTV e os episódios de 3 temporadas estão diponivéis para visualização no youtube. Comecei a ver episódios no inicio desta semana e sabem quando ficam completamente fascinados com algo que vos perturba mas que ainda assim não conseguem parar de ver? Bom, foi este o caso.... Este filme e depois programa (no meu caso foi ao contrario que comecei a visualização) tem a vantagem de dar a mostrar os dois lados da história, da pessoa que é a vitima e do "Catfish" que é a pessoa que é a que mente e às vezes é tão triste e impossivel não ficar dividida entre as duas partes. Mas uma coisa é inegável: as duas partes sofrem. Sofre a vitima e sofre quem mente. E é um sofrimento estúpido, porque bastava dizer a verdade, aceitarem-se como são, como a vida é e toda aquela dor seria inevitável....
Aconselho a visualização deste filme/documentário, podem ver no link de youtube que vou deixar aqui em baixo e gostava de saber se conhecem alguém que já tenha passado por alguma situação do genero..







You Might Also Like

0 comentários

Subscribe