Dicas Para Comprar No Ebay

terça-feira, abril 09, 2013

Olá, meus amores! Como já se devem ter apercebido, eu sou viciada em compras no Ebay (quem ainda não percebeu vá ver os meus Hauls passados AQUIAQUI e esperem pelos próximos). Até agora, nunca tive problema absolutamente nenhum com aquilo que comprei. Já me aconteceu não ter gostado de ver alguma coisa quando chegou, mas isso já é um pouco culpa minha... Aliás, até já fiz um post onde mostrei como lidar com o Paypal AQUI, para que vocês aproveitem as oportunidades como eu aproveito e não precisam de pagar preços absurdos que algumas lojas online pedem! No entanto tenho lido e comentários de algumas de vocês que ficam surpresas com os preços que eu encontro e pelos quais compro os meus produtos. Mas o que me levou, finalmente a decidir fazer este post foi ter lido este post do Blog Must Be... Pink da querida Joana Mascarenhas, onde ela falava de uma compra que fez no ebay em novembro que só chegou agora em  abril e a um preço nada apelativo. Por isso vou partilhar com as minhas queridas leitoras os meus truques e dicas, que fui aprendendo com o tempo, da melhor maneira de comprar todo o tipo de produtos online (falo do ebay, mas aplica-se a todos os outros sites do genero BuyinCoins, TinyDeal, etc, etc).
Uma das coisas que eu faço logo, quando não ando à procura de um produto especifico é selecionar a opção Free Shipping Only

 Ao fazer isto todas as taxas de manuseamento ou portes desaparecem logo e ficam só os preços do produto. Não pagando portes o produto é bem mais barato. Porque muitas vezes na listagem aparece um preço e o produto fica bem mais caro porque depois acrescem os portes. Para que pagar às vezes o dobro do valor de uma coisa que custa 1 dolar? A única altura em que não ativo o Free Shipping é quando procuro algo que custe mais de 25 dolares, já que é o valor que a alfandega acha que um produto deve ter e que deve ser taxado. 

 Existem 2 formatos de compra no Ebay: Auction (Leilão) e Buy it Now (Comprar Já). Quando procuro um produto especifico, por norma vou ver se existe algum leilão a acabar para poder ver os preços e ver se apanho uma oportunidade incrivel, como já me aconteceu. Aí seleciono na lista Time Ending Soonest, vai aparecer uma listagem de produtos e avalio os preços, se valem a pena ou não.



Se valerem a pena licito e depois espero que o tempo acabe e pago, caso contrario sigo para a opção Buy it Now (Comprar Já). Aí vou selecionar Price+Shipping: Lowest First, sempre com a parte de Free Shipping ativa.
Aqui vai-me aparecer a lista de todos os produtos dos mais baratos até aos mais caros. E é aqui, nesta opção que faço 90% das minhas compras. Às vezes o mesmo produto de um vendedor para o outro é mais caro e como é obvio vou escolher o mais barato que me vai aparecer primeiro, fazendo estes passos.

Resumindo: Escolherem sempre o Free Shipping e quando quiserem comprar na altura ou Buy it Now escolher a opção Price+Shipping: Lowest First

Quando há duvidas, ou porque estamos a comprar um produto que custa mais do que uns euros ou porque tem portes, ou até porque é roupa ou são aparelho eletronicos, ou apenas por uma questão de segurança e tranquilidade de espirito, devemos ter em atenção, antes de efetuar a compra se aquele vendedor tem um bom Feedback. 
Quando nos deparamos com um vendedor que tenha este simbolo que parece uma medalha dourada e diz Top-Rated-Seller a compra é segura!


Um Top-Rated-Seller, é numa tradução literal, um Vendedor de Topo, trata-se de alguém muito experiente, que já tem a loja no ebay há imenso tempo, provavelmente há anos e já efetuou milhares de vendas com sucesso. Por isso a compra vai correr bem de certeza...Se não correr há alternativas que vou abordar mais à frente.
Quando se trata de um vendedor normal, ou seja, sem ser Top-Rated, temos de ver o Feedback e se é superior a 95%. Não é por acaso que quando fazemos as nossas compras que os vendedores nos pedem para darmos 5 estrelas e feedback positivo. Um feedback neutro é tão mau como um negativo: é sinal que os clientes que fizeram compras não ficaram satisfeitos. E cada vendedor tem sempre uma especie de tabela onde mostra a sua média de Feedback:


Só que o que interessa é o feedback como vendedor, aí vai mostrar as vendas que efetuou  e a opinião dos compradores.


Isto interessa porque todas as pessoas com conta no ebay têm feedback sejam compradores ou vendedores.. No meu caso tenho um feedback de 100% e nunca vendi nem tenciono vender nada no ebay. Por isso para saber a opinião de quem já comprou aquela coisa que vocês querem, se é igual às fotos mostradas, se demorou muito tempo a chegar, se aquelas sombras daquelas famosas paletas de 120 cores chegaram intactas, interessa ver o feedback para uma compra segura.

Outra coisa muito importante é preferirem comprar no Ebay.com, não no ebay.uk. em dólares fica sempre mais barato do que em libras e os produtos são os mesmos...


Quando as coisas correm menos bem o que fazer:

Todos, mas todos os vendedores dão um prazo máximo de 30-35 dias utéis para o produto chegar às nossas mãos. Alguns vendedores dão um prazo menor e quando esse prazo está a acabar vai-vos aparecer assim uma mensagem junto ao vosso produto:

Eu comprei esta paleta e como o prazo dado pelo vendedor estava a acabar, o Ebay colocou aquele ponto: se tivesse um problema para me dirigir ao Centro de Resoluções do site. A paleta (que vão poder ver no proximo Haul) chegou nesse mesmo dia e tudo ficou resolvido. Se não tivesse chegado eu iria enviar uma mensagem ao vendedor e questioná-lo do porque da demora e dizer-lhe que ia deixar um feedback negativo. Por norma os vendedores ou oferecem-se a devolver o dinheiro ou a enviar outro produto igual, para o caso de ter havido um extravio do primeiro.
No caso do vendedor não se mostrasse receptivo às  mensagens a solução seria contactar o centro de resoluções. Ai o próprio Ebay e o Paypal entrariam em ação e o dinheiro será devolvido. Sei-o não por experiencia pessoal, mas através de outras pessoas. E acreditem que este é uma das coisas que os vendedores não querem de todo que aconteça, pois podem ficar com a conta do ebay suspensa durante algum tempo e assim impedidos de fazer negócio.
Ainda assim se não ficarem satisfeitas com o produto por algum motivo, podem sempre deixar um feedback negativo, ou positivo mas só com uma estrela...
O mais importante a reter é que se passarem os 30 dias uteis devem contactar o vendedor e não ficar à espera que chegue apenas porque eles dizem para esperar. Se ele se mostrar evasivo insistam e ameacem com o feedback negativo e que vão mandar uma mensagem ao Centro de Resoluções a explicar a situação e falta de profissionalismo deles. Isso vai chamar a atenção deles, de certeza absoluta.
Mas isto é no pior dos cenários e mesmo assim têm sempre o vosso dinheiro salvaguardado.

Claro que têm de ter em atenção que falo da minha experiencia e de coisas que fui aprendendo ao longo do tempo em que faço compras online. Não foi algo que tenha descoberto de um dia para o outro... Este é o meu método..
Agora percebem como consigo tantas coisas a preços tão baixos? Têm alguma dúvida que me esqueci de abordar e queiram ver esclarecida?



You Might Also Like

20 comentários

  1. Adorei as dicaas, são realmente essênciais para quem nunca comprou no ebay.
    ja fiz algumas comprinhas sempre da aquele friozinho na barriga quando o produto chega e você se vê feliz da vida por não ter sido taxada hahaha
    Conheci seu blog a pouco tempo e estou amando !

    criei o meu ontem, se puder da uma passadinha la e diz o que achou !
    http://www.blablablacarol.com/

    Beijos Carol

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Carol fico feliz por teres gostado! Eu escrevi este post exatamente para ajudar e tentar esclarecer algumas pessoas que me seguem e têm duvidas e medo de comprar no ebay!
      Vou passar por lá!
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Mais um post bastante util! Tenho de ir cuscar, ja tenho ido espreitar por la mas nunca encontro assim tao bons negocios, vou experimentar com as tuas dicas =) Beijinho*

    http://cronicasdasu.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem que gostaste, linda! :) Espero que as minhas dicas sejam uteis!
      Beijocas

      Eliminar
  3. Eu adoro comprar no Ebay e o Aliexpress. Acho ótimo você ter compartilhado informações para ajudar quem ainda não conhece esse "mundo mágico" rsrs...
    Beijos
    Gaby - BelezaNaMedida.com

    ResponderEliminar
  4. é super fácil e o ebay tem coisas fantásticas :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo! A minha carteira é que não gosta muito! :)
      Beijinhos

      Eliminar
  5. optimas dicas, foste super explicita :)
    Obrigada pelo teu comentario e subscrição, seguimos de volta ♥
    Beijinhoss
    http://beautybarbiess.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. Amei demais o post, tirou todas as minhas dúvidas!

    Beijinhos flor!

    ResponderEliminar
  7. sempre quis comprar no ebay, mas morro de medo, e tambem morroooo com as peças lindas que tem lá (:
    amei seu blog, segue o meu? *-*
    http://www.mimosaedondoca.com/
    sucesso, beijão.

    ResponderEliminar
  8. Gostei do Post! Obrigada Querida!
    Beijinhos
    :D

    http://mustbepink.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  9. Adorei o post, agora falta eu começar as comprinhas :P Vá, vou ver se é desta que compro alguma coisa necessária a preço bem baratinho :D Beijão

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se gostares de alguma coisa que eu tenha comprado, basta seguir os links, os vendedores são seguros! ;) Boas compras, depois quero ver tudo!
      Beijoca, linda!

      Eliminar
  10. O ebay é do melhor mesmo *.*
    Boas dicas querida.
    beijinho
    http://www.eibonita.info/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu vou esperar que as minhas compras cheguem todas antes de voltar a enveredar pelo mundo do ebay! Adorei as tuas comprinhas também!
      Beijocas, linda

      Eliminar
  11. Muito bom post, principalmente para quem é novo nestas andanças do ebay :) beijinhos

    ResponderEliminar

Subscribe