Folar de Ovos - Receita Caseira

quinta-feira, março 28, 2013

Olá, meus amores! Não é novidade para ninguém que está aí a Páscoa e por isso vou compartilhar com vocês uma tradição que existe em minha casa: o Folar!

Lista de Ingredientes:

  • 9 ovos;
  • 900gr de farinha sem fermento,
  • 4dl de leite;
  • 100gr de açúcar;
  • 200gr de margarina ou manteiga;
  • 1 pitada de sal;
  • 15gr de fermento de padeiro;
  • Manteiga para untar.
Modo de Preparação:

Começa-se por se cozer 4 ovos durante cerca de 10 minutos, tirem do lume e deixem de parte.
Dissolve-se o fermento de padeiro em água morna. Coloca-se a farinha num alguidar e abre-se um buraco no meio onde se vai juntar 1 pitada de sal, o açúcar, a margarina amolecida no fogão, o fermento dissolvido e 4 ovos e mistura-se tudo até ficar uma massa homogénea que se descole do alguidar e das mãos. Cobre-se a massa com um pano e reserva-se cerca de 2h para fermentar até duplicar de tamanho. 
Unta-se uma forma, polvilha-se com farinha e forra-se com papel vegetal. Da massa retira-se uma parte, cerca do tamanho do punho de uma mão e reservem, com o restante forma-se uma bola e coloca-se na forma. Colocam-se os ovos cozidos, bem secos, em forma de cruz na massa, de modo a que fiquem lá presos. Com o pedaço de massa que se retirou, divide-se em 4 e formam-se rolos com a mesma que se vão colocar cruzados em cima dos ovos, para que fiquem bem colados e presos. Liguem o forno e deixem aquecer. Entretanto pincelem o folar com o ovo que sobrou, batido. Deve ficar assim:



Coloca-se o folar no forno durante 45/50 minutos, para ver se está bem cozido, espeta-se um palito e se sair seco está pronto a retirar do forno.
Desenforma-se, retira-se o papel vegetal. Mistura-se uma colher de sopa de açúcar com uma colher de sopa de água e com esta mistura pincela-se o folar ainda quente. E está pronto a servir! :)


Bom apetite! :)



You Might Also Like

3 comentários

  1. Só comi folar uma vez! Estranho mas é verdade e odiei, parecia que tinha canela, erva-doca não sei bem o que era, o gosto não era a minha cara. Mas pelos teus ingredientes parece muito bom..
    **

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Canela é daquelas coisas que só de lembrar me causa arrepios! Detesto! E por minha causa cá em casa isso não entra!
      É doce, não muito e crocante por fora e muito macio no interior! Receita da minha mamã! :)

      Beijinhos

      Eliminar
  2. Olha que legal! Adorei a receita!
    Tô seguindo vc ja!
    Tem novidade no blog, vem conferir!
    http://tequilaeoutrasdrogas.blogspot.com.br/2013/03/dicas-de-viagem-porto-de-galinhas-o.html
    Feliz Pàscoa!
    Bjs
    @denilzefranca

    ResponderEliminar

Subscribe