A Minha Rotina de Limpeza do Rosto

quinta-feira, maio 28, 2015

Olá, meus amores! Hoje venho falar-vos da minha rotina de limpeza de pele e dos cuidados que tenho com o meu rosto. Como já disse aqui, dezenas de vezes, tenho a pele oleosa, com Ph alcalino e com tendência a acne cistico. Já usei desde produtos baratos, a produtos prescritos por dermatologistas a produtos com o preço a rondar os 3 digitos... Testei centenas de produtos (sem exagero), muitos funcionaram no inicio e depois revelaram-se um desastre na minha pele, outros trouxeram-me alergia que só com antibióticos consegui combater, outros não notei diferença nenhuma na minha pele, mas a longo prazo vi que me trouxeram melhoras. São estes produtos que mantive e que tenho usado diariamente e dos quais vos vou falar. 
Antes de começar é preciso ter em atenção que cada pele é única e o que funciona para mim pode não funcionar para vocês, vou falar da minha experiência e da maneira como os conjugo e aplico no meu rosto! 


Feita a devida advertencia vamos começar a falar dos produtos que uso, pelos produtos que uso no final do dia, já que são mais e dão a perceber como e de que forma os utilizo.

Por norma maquilho-me quase todos os dias e uma das regras para uma pele saudável é que tem de estar limpa de impurezas... Todos os restos de maquilhagem que fiquem na pele vão-se acumular nos poros e isso dá origens a monstros faciais (espinhas, pontos negros e todas essas coisas giras).
Começo por tirar a maquilhagem com Toalhitas Desmaquilhantes da Marca Dia que são boas, suaves, não causam alergia nem me deixam a pele vermelha. De seguida passo o Leite Desmaquilhante para remover por completo a maquilhagem mais resistente e por fim passo o Tónico Facial da marca Dia que adoro e não troco, já que limpa e refresca a pele. Já fiz review destes produtos AQUI e aconselho para quem anda à procura. Nos dias em que não me maquilho, não uso estes 3 produtos.

Com a pele limpa e fresca vou lavar o rosto com um gel de limpeza indicado para peles Oleosas. Tenho usado e amado o Pure Active Fruit Energy Gel Purificante da Garnier. Alterno entre esta versão e o exfoliante, mas que são quase a mesma coisa. Ao usar este gel de limpeza para lavar o rosto, sinto que fico mesmo com o rosto limpo e fresco, faz bastante espuma e tem um cheiro suave e bem agradável, não deixa aquela sensação de pele ressecada que muitos outros deixam, mas ao mesmo tempo sentimos que a oleosidade do rosto desapareceu e a pele ficou leve, suave e limpa. Há a vender em quase todos os super e hiper-mercados mas compro-o na Primor por €2,75.


O passo seguinte é tonificar a pele, limpando e fechar os poros, para isso uso um tónico adstringente, o Tónico Facial Manuka Tree da Ziaja. Uma coisa que notei é que o uso continuado deste tónico o aparecimento de pontos negros diminuiu bastante. Apesar de vir no formato de spray e aconselharem a borrifar pelo rosto, acho que resulta melhor se abrirmos a tampa e embebermos um algodão com o tónico e passar o algodão pela cara. Encontram à venda no site da primor ou Maquillalia por cerca de €3,49.


Depois da pele limpa, lavada, tonificada e fresca passo o Creme de Noite, também da gama Manuka Tree da Ziaja. Supostamente este creme exfolia e regenera a pele enquanto dormimos. Honestamente parece-me um creme de noite para combater a oleosidade e que na minha pele funciona, quanto ao esfoliar tenho as minhas duvidas, já que tem uma textura tão fina que se tivesse alguma particula exfoliante daria conta, mas o facto é que a minha pele se dá bem com ele.. Encontram à venda por €4,99 na Primor e na Maquillalia.


Como devem ter reparado, em todos os produtos que mostrei, o propósito deles é secar a pele, retirar a oleosidade. Só que muitas vezes caímos no exagero de só querer secar a oleosidade e os monstros faciais e esquecemo-nos que a nossa pele precisa de hidratação e ela vai ressentir-se e revoltar-se contra nós... Para isso convém usar um creme hidratante, anti-rugas se possivel, sobretudo a partir dos 25 anos, se bem que nunca é tarde para começar a prevenir as rugas e a hidratar e alimentar a pele. Antes de decidir que vou para a cama coloco, também da Ziaja o Creme Natural Olive Anti-Rugas (€3,60) para mais de 30 anos e uso no contorno dos olhos o creme Skin Total Eye Therapie da Farmona (€1,90). Não posso dizer se funcionam como anti-rugas porque não tenho (felizmente), mas funcionam como hidratantes e como a formula é leve, são rapidamente absorvidos pela pele sem serem pegajosos. 


 Dia seguinte acordo e lavo o rosto com o Pure Active Fruit Energy Gel Purificante da Garnier e de seguida, para preparar a minha pele para mais um dia cheio de poeiras, agressões, maquilhagem, uso o Creme Hidratante da Essence Anti-Spot Moisturizer. Sinto que se o usar antes de me maquilhar, que funciona como primer, matifica a pele e combate as bacterias enquanto estou com base no rosto. (€2,99)


Esta é a Rotina Diária de Limpeza da minha pele... Mas como sei que só isto não é suficiente, ou melhor, como gosto de ajudar a manter a pele saudável, faço uma vez por semana ou de 15 em 15 dias(depende do tempo e disposição) uma máscara facial. Neste momento tenho 2 opções, uma de Argila Verde Natural que encontram em qualquer Ervanária e pagam pouco mais de €1 por 1kg que vos dá para quase um ano de máscaras e é de longe a que eu mais aconselho, como podem ver na review que fiz AQUI onde falo sobre ela em detalhe. A outra máscara é uma Peel-off da Avon. As máscaras vão ajudar a fazerem uma limpeza mais em profundidade e remover todas as impurezas e celulas mortas. Para ajudar a retirar as máscaras secas do rosto tenho usado o Coconut Milk Facial Scrub da Beauty Formulas, que é um esfoliante muito suave com muito poucas particulas duras, o que vai fazer com que tenham uma exfoliação suave, mas sem irritarem de algum modo a vossa pele (€1,49 Primor). Poderia usar o Pure Active Fruit Energy Gel Purificante da Garnier que uso depois para lavar o rosto, mas gosto de exfoliar enquanto tiro os restos da máscara e tenho os poros abertos...


De 3 em 3 semanas ou 1 vez por mês uso Rose Butter Micro-Peeling da Ziaja , que é basicamente um exfoliante mas com particulas mais pequenas. Falei dele em detalhe nesta review AQUI. O motivo para usar tão espaçadamente este exfoliante é porque quem tem a pele oleosa tem a pele mais sensivel e logo, mais propensa a ficar irritada e criar borbulhas... Isso em vez de melhorar a pele, só vai piorar. Um dos maiores e erros mais comuns é fazer uma exfoliação quando se tem borbulhas na pele e surgem borbulhas novas e não sabem o motivo. Ao exfoliarem vão estar a arranhar e a arrancar bactérias que estão alojadas naquela espinha inflamada e vão espalhar essa bactéria pelo rosto todo o que vai fazer com que surjam mais e mais espinhas... Por isso, se tiverem uma espinha, não façam exfoliação. 


Para terminar, vou-vos falar do Santo-Graal a que recorro, para quando, naquelas alturas do mês, surge uma borbulha dolorosa: o Zap! Zap! Zap! Get's that Chap da Anatomicals. Tem duas partes, uma para usar de dia e outra de noite e literalmente durante a noite a borbulha seca e muitas vezes nem sequer se chega a formar na pele. Não o comprei, fez parte de uma das minhas prendas de aniversário, por isso não sei o preço, acho que há a vender no site da Asos, mas se conseguirem deitar as mãos a um destes meninos, não pensem 2 vezes. Eu usava o Dalacin T, que já devem ter ouvido falar, de certeza, mas aquilo é um antibiótico e como todos os antibióticos não pode ser usado mais do que aquele tempo senão o corpo habitua-se e deixa de fazer efeito... 


Peço desculpa pelo post enorme, mas não podia deixar nada de fora. Como podem ver uso tudo produtos baratos, mas o que interessam é que comigo funcionam! 



You Might Also Like

3 comentários

  1. Es como eu, usas uma data de coisas, e mesmo assim, uns monstros lá aparecem de vez em quando :D Já experimentei muitos que tens, tal como o exfoliante da Ziaja rose butter, o gel purificante da Garnier, os produtos Dia, e digo-te, as vezes os preços, são meramente números, pois em produtos baratos se encontra muitas vezes o que a nossa pele precisa. Gostei do post! Muahhhhhhh <3

    ResponderEliminar
  2. A minha rotina é bastante idêntica! Também já experimentei produtos da ziaja dos quais gostei muito, em especial um creme hidratante de pepino que é mesmo maravilhoso. Tenho que experimentar mais uns quantos!
    beijinhos
    thefancycats.blogspot.com

    ResponderEliminar
  3. Só me falta mesmo testar as argilas nas máscaras. Agora ando a usar a da caudalie e tambem é muito boa :) Claro que é só uma amostra que tenho lol

    ResponderEliminar

Subscribe