PROJETO: #12MESES12COISAS - 12 FILMES QUE RECOMENDO

terça-feira, fevereiro 02, 2016

Olá, meus amores! Sei que tenho andado desaparecida, mas o facto é que a saúde me anda a pregar partidas feias e estou com bronquite. No inicio de janeiro a Daniela do My Sugar Nails mostrou este projecto  mensal iniciado pela Rafaela do blog lemaodoce. e resolvi aceitar. Como tenho andado doente a força animica é pouca, mas resolvi voltar a postar para ver se arrebito um bocadinho. O tema de janeiro foram filmes, os 12 filmes que recomendamos e achamos que toda a gente deve ver. Confesso que a selecção não foi fácil, mas aqui ficam as minhas escolhas sem nenhuma ordem especifica:

À Procura da Felicidade


Chris Gardner (Will Smith) é um pai de família que enfrenta sérios problemas financeiros. Apesar de todas as tentativas em manter a família unida, Linda (Thandie Newton), sua esposa, decide partir. Chris agora é pai solteiro e precisa cuidar de Christopher (Jaden Smith), seu filho de apenas 5 anos. Ele tenta usar sua habilidade como vendedor para conseguir um emprego melhor, que lhe dê um salário mais digno. Chris consegue uma vaga de estagiário numa importante corretora de ações, mas não recebe salário pelos serviços prestados. Sua esperança é que, ao fim do programa de estágio, ele seja contratado e assim tenha um futuro promissor na empresa. Porém seus problemas financeiros não podem esperar que isto aconteça, o que faz com que sejam despejados. Chris e Christopher passam a dormir em abrigos, estações de trem, banheiros e onde quer que consigam um refúgio à noite, mantendo a esperança de que dias melhores virão.


Georgia, 1909. Em uma pequena cidade Celie (Whoopi Goldberg), uma jovem com apenas 14 anos que foi violentada pelo pai, se torna mãe de duas crianças. Além de perder a capacidade de procriar, Celie imediatamente é separada dos filhos e da única pessoa no mundo que a ama, sua irmã, e é doada a “Mister” (Danny Glover), que a trata simultaneamente como escrava e companheira. Grande parte da brutalidade de Mister provêm por alimentar uma forte paixão por Shug Avery (Margaret Avery), uma sensual cantora de blues. Celie fica muito solitária e compartilha sua tristeza em cartas (a única forma de manter a sanidade em um mundo onde poucos a ouvem), primeiramente com Deus e depois com a irmã Nettie (Akosua Busia), missionária na África. Mas quando Shug, aliada à forte Sofia (Oprah Winfrey), esposa de Harpo (Willard E. Pugh), filho de Mister, entram na sua vida, Celie revela seu espírito brilhante, ganhando consciência do seu valor e das possibilidades que o mundo lhe oferece.

A história de amizade e respeito entre um jovem chamado Albert e seu cavalo Joey, e de como o vínculo entre eles é quebrado quando o animal é vendido para a cavalaria inglesa e enviado às trincheiras da Primeira Guerra Mundial. Apesar de muito jovem para se alistar, Albert faz de tudo para tornar-se soldado e segue para a França com o objetivo de salvar seu amigo.

Ophelia é a reencarnação de uma princesa que fugiu do submundo, onde predomina a magia e os seres fabulosos. Além disso, os monstros tiveram influência do movimento fascista, criado pelo prodígio L.Sasso "o mito"
No plano terreno ela e sua mãe, que está prestes dar à luz, estão viajando para um acampamento militar, onde Ophelia irá conhecer o seu novo padrasto, o temido capitão Vidal; Este é um excelente soldado, comanda com mão de ferro seus subordinados, e suas características mais notáveis são o sadismo e o preconceito.
No decorrer da trama Ophelia encontra vários seres fabulosos, e um deles é o fauno, e ele revela a ela que sua missão é ajudá-la a retornar para o verdadeiro lar, o submundo.
Mas para isso a garotinha terá que realizar três tarefas secretamente, ainda ela conta com alguns objetos mágicos e fadas dadas pelo fauno, entre eles um livro mágico capaz de contar a história de tudo que existe, mesmo sendo o passado ou até mesmo o futuro.
Após várias desventuras e aparições de criaturas monstruosas, Ophelia realiza as duas primeiras tarefas e paralelamente o conflito entre os militares e os rebeldes republicanos, torna-se cada vez mais intenso, e com perdas significativas por parte dos republicanos. Com a morte da mãe, Ophelia resgata o seu irmão de Vidal, mas ele inicia uma caçada para recuperar o filho. A fantástica magia do labirinto ajuda-a a escapar, e a leva de encontro com o fauno. E ele mostra a terceira e ultima tarefa, sendo um teste de sacrifício, onde ela deveria escolher entre a vida de seu irmão ou sua única oportunidade de regressar a seu legítimo lar.
Nos acontecimentos finais, ela escolhe salvar a vida do bebê, e é assassinada pelo seu próprio padrasto Vidal, que antes tomou seu filho das mãos dela; Entretanto ele é cercado e morto pela milícia revelando o seu segredo de família. Ophelia já morta revive no plano fabuloso, onde sua verdadeira família e reino existem, e ainda de acordo com a narração ela vive feliz eternamente.
Fica a dúvida se Ophelia realmente vivenciou os acontecimentos mágicos e fantásticos durante a história ou se era tudo sua imaginação. Cabe ao público escolher.

No futuro, onde parte do planeta foi inundada pela elevação do nível dos mares e andróides convivem com os seres humanos, uma equipe de cientistas de uma empresa chamada Cybertronics criam um robô em forma de criança que foi programado para amar seus pais eternamente.
Na iminência de perder o único filho, doente e em estado vegetativo, o casal Harry e Monica Swinton adota o primeiro desses andróides. Após a resistência inicial, a mãe ativa os comandos que dotarão o robô de sentimento que farão que este reconheça Monica como sua mãe e ame-a para sempre. Ocorre, entretanto, que o filho verdadeiro recupera-se e, num acidente no qual David não tem culpa, é acusado de ser uma ameaça.
Monica, para que o pequeno não seja destruído pela Cybertronics, abandona-o numa floresta junto com Teddy, um pequeno urso de pelúcia que pertencia ao filho de Monica (este urso também foi programado para raciocinar autonomamente). Na floresta, David e Teddy são separados com um despejo de fragmentos de robôs, destruídos nas feiras de carne, organizadas pelas pessoas para destruir essas máquinas, pensando que estas vão dominar o planeta e ultrapassar a inteligência humana.
Neste momento, David e Teddy encontram Joe, uma máquina em forma de adolescente, bastante musculoso, programada para se prostituir. Joe fora enviado para a feira de carne, por ser acusado de ter matado uma mulher humana; porém este consegue escapar intacto.
Na sua fuga, Joe, ao encontrar David e Teddy (estes também estão fugindo da feira), passam a ser bastante amigos. Joe passa a acompanhar David e Teddy em todas as suas aventuras, principalmente no sonho deste em tornar-se uma criança humana.
Os três partem para a Cidade Vermelha, um local completamente dominado pela alta tecnologia, onde fabricaram Joe. Aí eles vão ao Dr. Saber, um supercomputador, equipado com fala e que responde a tudo que alguém queira saber. Porém, para que o programa se ative é necessário introduzir algum dinheiro, que se vai gastando à medida que o programa é usado. Dele obtém a informação de que um ser inanimado ganha a vida pela Fada Azul, da história Pinóquio de Carlo Collodi.
Perseguidos, refugiam-se dentro do transporte voador, com destino ao Fim do Mundo, que é o modo que as pessoas chamamManhattan no futuro. Chegado a Manhattan (que agora é uma cidade-fantasma), David encontra uma cópia fiel sua, que lhe afirma ser verdadeiro. David, pensando estar diante do seu protótipo, atira-o ao chão e pontepeia-lhe a cara, conseguindo-o destruir. Logo então descobre que não passava duma máquina igual a ele. Aparece o Professor Hobby, que o acalma, explicando que é necessário fabricar mais máquinas como ele e, que não é possível que ele se torne numa criança de verdade.
Como fora programado para amar eternamente sua mãe, Monica, e vendo que não tem como voltar para ela, David vai até o parapeito do prédio e se joga, em uma tentativa de suícido. Quando o corpo de David afunda no oceano, ele vê a imagem da Fada Azul diante dele. Na verdade, aquela era uma estátua de um parque de diversões cujo tema era, coincidentemente, Pinóquio. Joe vê o acontecimento e mergulha com o helicóptero e salva David, levando-o para cima. David conta a Joe e Teddy o que viu, e diz que precisa retornar as profundezas do oceano.
Neste exato momento a polícia aparece e apreende Joe, mas antes de ser levado aperta um botão que faz o helicóptero submergir em encontro com o parque de diversões novamente, com David e Teddy dentro. Alguns cabos de aço se partem na viagem até o parque, derrubando uma roda-gigante em cima do helicóptero e deixando David preso junto a Fada Azul, pedindo a ela que transforme-o em um garoto de verdade.
Aguardando a manifestação da Fada, o tempo passa, sem que nada ocorra. Depois de 2000 anos toda a água converteu-se em gelo, numa nova glaciação. Com isso, todos os humanos biológicos morreram e apenas as máquinas sobreviveram. Tais máquinas usam sua inteligência para irem se reconstruindo, até assumirem formas super-inteligentes, dotadas de grande conhecimento.
Tais robôs então iniciam grandes escavações arqueológicas em busca de seres-humanos que ficaram presos no gelo, e assim, acabam encontrando David e Teddy. Reanimados, os robôs leêm a mente de David e reconstroem sua casa. Lá, um robô que assume a forma da Fada Azul informa a David que muito tempo se passou, e que Monica não está mais viva. Porém, é explicado que é possível ressuscitar pessoas do passado usando uma avançada técnica de reconstrução corporal, mas para isso é preciso um fragmento de DNA da pessoa. Assim, usando uma mecha de cabelo de Monica que Teddy guardara quando David acidentalmente cortou o cabelo dela, os robôs trazem de volta a vida a mãe de David.
Antes de reencontrá-la, porém, é explicado a David que Monica só viverá por um único dia. Acontece que quando o caminho espaço-tempo de um indivíduo é novamente usado (neste caso havia sido usado para trazer os traços de memória e personalidade de Monica), o caminho não pode ser novamente reutilizado. Assim, os ressurectos, ao dormirem na noite de seu primeiro novo dia de vida, voltam a morrer, e sua existência desaparece para sempre.
Assim, David aproveita o único dia de vida de Monica da melhor maneira que pode. Eles brincam e fazem um bolo juntos. No fim do dia, Monica deita em sua cama. Naquele momento, sua existência começa a desaparecer, mas antes de morrer, Monica diz a David que o ama, sendo aquele o momento eterno que David tanto esperou. Monica morre e, vendo que não há mais motivo para continuar vivendo, David decide partir também. Ele se deita ao lado de Monica e une sua mão a dela. Ao fechar seus olhos, David também morre, partindo junto com Monica para o lugar onde nascem os sonhos.

Laura é uma mulher que volta com sua família para o orfanato onde cresceu a fim de reformá-lo e abrir uma residência para crianças deficientes. Uma vez no lugar, o pequeno Simón, filho adotivo de Laura e portador de HIV, começa a deixar se levar por estranhos jogos que geram em Laura uma grande inquietação, e que deixaram de ser apenas diversão para se converterem em uma ameaça. À medida que Laura e seu esposo convertem o velho orfanato na casa em que serão recebidas crianças com problemas, uma série de eventos estranhos que a afetam, e especialmente a Simón, a obriga a buscar pistas do passado da construção que uma vez foi seu lugar de criança para tratar de explicar tudo o que ocorre. A história do lugar é mais dramática do que Laura estava ciente.

Na Itália, durante a Segunda Guerra Mundial, Guido, um judeu, é mandado para um campo de concentração, juntamente com seu filho, o pequeno Giosuè. Guido é um homem simples, inteligente, espirituoso e possui um grande humor. Por ser um pai amoroso, consegue fazer com que seu filho acredite que ambos estão participando de um jogo, sem que o menino perceba o horror no qual estão inseridos.
O filme entrelaça, em um acidente de carro, várias histórias pessoais: a de Octavio, o dono de um cão de rinha, que sonha em fugir com a cunhada Susana; a de Daniel, empresário que abandona a esposa para viver com a modelo Valeria Maya; e a de Chivo, um catador e assassino de aluguel que busca mudar de vida e voltar à família.

O narrador (Edward Norton) é um empregado de uma companhia de seguros, e sofre de insônia. O médico recusa-se a dar-lhe medicação e aconselha-o a visitar um grupo de apoio para testemunhar sofrimentos mais graves. O narrador assiste às sessões de um grupo de apoio para vítimas de cancro testicular e, fazendo-se passar por vítima de cancro, encontra uma libertação emocional que alivia a sua insônia. Ele torna-se viciado em ir a grupos de apoio e em fingir ser uma vítima, mas a presença de outro impostor, Marla Singer (Helena Bonham Carter), perturba-o, e então ele negocia com ela para evitar o encontro com os mesmos grupos.
Depois de voar para casa após uma viagem de negócios, o narrador encontra o seu apartamento destruído por uma explosão. Ele liga a Tyler Durden (Brad Pitt), um vendedor de sabão que conheceu no voo, e eles encontram-se num bar. Uma conversa sobre consumismo acaba com Tyler a convidar o narrador para ficar em sua casa e, depois disso, ele pede ao narrador para lhe dar um soco. Os dois envolvem-se numa luta fora do bar, com o narrador, posteriormente, a mudar-se para a casa em ruínas de Tyler. Eles têm outras lutas fora do bar, e estas atraem uma multidão de homens. Os combates mudam-se para a cave do bar, onde os homens formam um clube de combate.
Marla tem uma overdose de pílulas e telefona ao narrador para ele a ajudar. E ele ignora-a, mas Tyler responde à chamada e salva-a. Tyler e Marla envolvem-se sexualmente, e Tyler avisa para o narrador nunca falar com Marla sobre ele. Mais clubes da luta formam-se em todo o país, e eles tornam-se numa organização anti-materialista e anti-capitalista denominada "Project Mayhem", sob a liderança de Tyler. O narrador queixa-se a Tyler querendo estar mais envolvido na organização, mas Tyler desaparece repentinamente. Quando um membro do Project Mayhem morre, o narrador tenta encerrar o projecto, e segue pistas das viagens pelo país que Tyler fez para localizá-lo. Numa cidade, um membro do projecto cumprimenta o narrador como Tyler Durden. O narrador chama Marla do seu quarto de hotel e descobre que Marla também acha que ele é Tyler. De repente, ele vê Tyler Durden em seu quarto, e Tyler explica que eles são personalidades dissociadas dentro do mesmo corpo. Tyler controla o corpo do narrador quando o narrador está a dormir.
O narrador desmaia depois da conversa. Quando acorda, descobre pelos registos do seu telefone que Tyler fez chamadas enquanto ele estava "desmaiado". Ele descobre os planos de Tyler para apagar a dívida com a destruição de edifícios que contêm registos de empresas de cartão de crédito. O narrador tenta entrar em contacto com a polícia, mas descobre que os polícias fazem parte do projeto. Ele tenta desarmar os explosivos em um dos prédios, mas Tyler subjuga-o e muda-se para um prédio seguro para assistir à destruição. O narrador, mantido por Tyler sob a mira de uma arma, percebe que uma vez que partilha o mesmo corpo com Tyler, ele é que está na verdade a segurar a arma. Ele dispara para dentro da sua boca, acertando através do rosto, sem se matar. Tyler cai com um ferimento de saída para a parte traseira de sua cabeça, e o narrador deixa de o projetar mentalmente. Depois disso, os membros do Project Mayhem trazem a Marla que entretanto tinha sido raptada a ele, acreditando ser ele Tyler, e deixam-nos sozinhos. Os explosivos detonam, desmoronando os edifícios, e o narrador e Marla assistem à cena, de mãos dadas.
Ambientado no sul dos Estados Unidos dois anos antes da Guerra Civil, "Django Livre" é estrelado pelo vencedor do Oscar®, Jamie Foxx, como Django, um escravo cujo histórico brutal com seus ex-senhores o coloca cara a cara com o caçador de recompensas alemão, dr. King Schultz. Schultz está no encalço dos sanguinários irmãos Brittle, e Django é o único que pode levá-lo à sua recompensa. O heterodoxo Schultz compra Django com a promessa de alforriá-lo assim que capturar os Brittle - mortos ou vivos. O sucesso leva Schultz a libertar Django, embora os dois optem por não seguirem caminhos separados. Em vez disso, Schultz caça os criminosos mais perigosos do sul dos E.U.A. tendo Django ao seu lado. Aperfeiçoando suas habilidades vitais de caça, Django permanece focado em um único objetivo: encontrar e resgatar Broomhilda, a esposa que ele havia perdido para o tráfico de escravos há muito tempo. A busca de Django e Schultz acaba levando-os até Calvin Candie, o proprietário de "Candyland", uma fazenda abominável. Explorando a fazenda sob falsos pretextos, Django e Schultz despertam a desconfiança de Stephen, o fiel escravo doméstico de Candie. Suas manobras são percebidas, e uma organização traiçoeira fecha um cerco ao seu redor. Se Django e Schultz quiserem escapar levando Broomhilda, eles precisam escolher entre a independência e a solidariedade, entre o sacrifício e a sobrevivência...

1954. Edward Daniels (Leonardo DiCaprio) investiga o desaparecimento de um paciente no Shutter Island Ashecliffe Hospital, emBoston. No local, ele descobre que os médicos realizam experiências radicais com os pacientes, envolvendo métodos ilegais e antiéticos. Teddy tenta buscar mais informações, mas enfrenta a resistência dos médicos em lhe fornecer os arquivos que possam permitir que o caso seja aberto. Quando um furacão deixa a ilha sem comunicação, diversos prisioneiros conseguem escapar e tornam a situação ainda mais perigosa.
A triologia do Hobbit a prequela do Senhor dos anéis, não um, mas os três filmes são dignos de ser vistos e revistos por qualquer pessoa que goste de cinema.

Contém-me; Gostam de algum destes filmes que aconselho?

You Might Also Like

2 comentários

  1. Em primeiro lugar as melhoras, bronquite é chata de tratar. Em relação ao post os filmes que eu mais adoro são a trilogia do Hobbit e do Senhor dos Anéis para mim são os melhores filmes de sempre!! Também gostei de ver o django e o à procura da felicidade. Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Tantos clássicos :)

    http://venus-fleurs.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Subscribe