Crónica: A Protecção do Teclado

terça-feira, dezembro 02, 2014

Há muitas coisas que me perturbam, que me fazem confusão e por mais que tente entender o porque, não consigo. Toda a minha vida me deparei com pessoas a fazerem comentários maldosos a respeito de mim ou de outras pessoas e, confesso, que é uma daquelas coisas que sempre me ficou atravessada na garganta: o porque de insultar alguém que não se conhece de lado nenhum baseado no pouco que se vê dessa pessoa. Sim, falo do famoso Bullying que na minha altura era chamado de falta de educação e falta de 2 estalos no focinho.
Com a internet, redes sociais as coisas pioram as olhos vistos. As pessoas são capazes de dizer as maiores barbaridades sobre pessoas de quem apenas vêm uma fotografia postada no instagram ou num post de um blog, em variadas situações onde é claro que não conhecem a pessoa em questão de lado nenhum. A vontade de escrever esta "crónica" surgiu depois de dois episódios distintos em duas redes sociais e de ter ficado surpreendida pela negativa e acreditem que há pouco que me surpreenda no ser humano.
Um dos episódios a que me refiro surgiu no inicio da semana, estava eu no meu perfil pessoal do facebook a navegar pelo feed e ver as novidades postadas pelos meus amigos e as páginas que sigo, como é hábito, quando me deparei com uma partilha de uma pessoa a gozar com a celulite de uma das concorrentes da Casa dos Segredos 5. Quem segue a minha página terá visto (ou não) que comecei por ver o programa, mas desisti. A partilha e o comentário eram tão ofensivos que abri para ver o mal da foto em questão. E se já tinha sentido vergonha alheia pela partilha, honestamente não estava preparada para os comentários que constavam na dita fotografia. Podem dizer que, algum do público deste programa não é exemplo para ninguém, mas neste caso o insulto mais suave à pessoa em questão foi "porca". É preciso ter em atenção que não estavam a comentar o comportamento da concorrente, não mencionaram o jogo dela (ou ausencia dele) o foco principal de um rol imenso de insultos foi apenas e só baseado no facto da rapariga ter celulite... 
Ora, inquisidora como eu sou tenho de colocar esta questão: será que estas pessoas que dizem que a concorrente tem uma profissão de fama duvidosa (que é puta) por ter celulite são o epiteto da perfeição, sem celulite, estrias ou um cabelo que seja fora do lugar? Ou apenas dizem isso, porque o estarem sentadas atrás de um computador, sem serem conhecidas ou reconhecidas por alguém, lhes confere super-poderes e uma protecção para destilar o ódio por alguém que não conhecem?
Como será o dia a dia de alguém que passa a vida a procurar defeitos nas outras pessoas para deixar comentários desagradáveis e capazes de dizer um chorrilho de palavrões capaz de fazer corar uma peixeira do bulhão? 


São perguntas que me têm surgido na mente porque não consigo conceber como será a vida de alguém que consiga sentir prazer em insultar alguém que não conhece. Será que fazer este tipo de comentários terá alguma sensação orgásmica que eu desconheça? 
Este caso da celulite foi o mais recente e o que me chocou mais, mas antes houve outro, o famoso caso de um suposto acto sexual entre dois concorrentes em que a tipa se chamava Inês e vi imensas partilhas de pessoas a criticar, a dizer que era isto e aquilo. E surpresa das surpresas, algumas das pessoas a quem eu vi escreverem criticas ao comportamento dela, vi colocarem fotos na companhia dela, numa presença que ela fez numa discoteca, com um sorriso tão grande como se lhes tivessem acabado de dizer que ganharam o euro-milhões... Memória curta? Ou falta de noção? Como se pode enxovalhar alguém que não se conhece, numa rede social como o facebook e passado uns dias passar horas à espera para tirar uma fotografia ao lado dessa pessoa de quem se disse cobras e lagartos? 


Sei que não sou a pessoa com o feitio mais fácil do mundo, tenho um humor negro e seco, rio-me das coisas mais estupidas que podem haver. Sei tenho uma maneira de falar, que a quem não me conhece pode achar agressiva, estou longe de roçar a perfeição em algum nível, mas acima de tudo digo o que penso. Quando não se gosta de alguma coisa ou alguém, fecha-se a janela do que se está a ver e segue-se para outro lado. Comentários tão destrutivos e cheios de veneno, a mim só me transmitem que quem os escreve deve ter graves problemas emocionais e que a vida deles é um vazio imenso. Honestamente, quem tem mais que fazer da vida, não gasta tanta energia com algo tão sem importancia. 
Ah, e como será que os autores dos comentários em questão fazem quando estes programas acabam? Para onde redireccionaram o ódio e a raiva? 
Suponho que são perguntas para as quais nunca terei resposta.



You Might Also Like

3 comentários

  1. adorei este post!!
    Nós comuns mortais estamos habituados a ver qualquer um q apareça na tv como um modelo a seguir, uma diva, uma pessoa perfeita que provavelmente nem caga lol , esquecemos-nos q essas pessoas também são comuns mortais q simplesmente aparecem na tv e/ou têm ou deviam ter dinheiro para tratar todos os defeitos...Então resta-nos criticar . Talvez seja mais fácil apontar os defeitos dos outros em vez de falarmos dos nossos. E falo por nós em relação à Casa dos Segredos porque eu nem sempre vejo mas estou a par e adoro todas as cusquices então em certo modo sinto-me um bocado culpada e assumo q poderias estar a falar de mim no q vêsno teu feed hehe :) beijoca*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As minhas crónicas são como que um desabafo! Acho que criticas, todos os fazemos, é algo inerente ao ser humano... Mas neste caso especifico foram comentários numa foto da página pertencente ao programa e era um pior do que outro. Também vejo as tuas coisas, mas as tuas são softs e dentro do meu sentido de humor! "tinha um lado doce, mas comi-o" :P
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Adorei ler este post.. penso exactamente da mesma forma..e também eu estou bem longe de roçar a perfeição..mas as pessoas por vezes passam todos os limites, podiam ao menos mostrar alguma coerência como o caso dessas que criticaram a rapariga e depois ficam todas contentes de aparecer ao lado dela. Oh god.. tenham dois dedos de testa antes de falar primeiro!

    ResponderEliminar

Subscribe