Lush Boom: Pela Proibição da Pesca de Arrasto de Fundo em Alto-Mar

terça-feira, setembro 09, 2014

Olá, meus amores! Na próxima quarta-feira, dia 10 de setembro, às 12h00 na loja Lush no centro Comercial das Amoreiras em Lisboa, uma espantosa obra de arte que representa uma forma de vida do oceano profundo vai ser criada meticulosamente no corpo de um membro da equipa LUSH e simbolicamente removido em segundos para representar a destruição e os danos causados pela pesca de arrasto de fundo em alto-mar.


De 8 a 14 de Setembro de 2014,lojas da LUSH Cosméticos Frescos Feitos à Mão em toda a Europa, organizam uma campanha para sensibilizar o público acerca da destruição causada pela pesca de arrasto de fundo em alto-mar e também para pedir aos governos europeus para apoiarem a proibição oficial do que foi apelidado pelos cientistas de “o engenho de pesca mais destrutivo na história”. A organização não-lucrativa BLOOM, dedicada à conservação dos mares, aliou-se à LUSH para atrair a atenção do público para o estado das águas profundas dos mares da Europa. No dia 10 de Setembro irá ocorrer uma performance ao vivo de pinturas corporais de criaturas marinhas, em lojas-chave LUSH em toda a Europa simbolizando a espetacular diversidade da vida marinha e a sua extrema vulnerabilidade.


O oceano profundo é o maior habitat no planeta que reúne formas únicas de vida marinha, incluindo corais e esponjas que estão vivas há milhares de anos. Contudo, estão a ser destruídas pela pesca de arrasto de fundo em alto-mar que arrasta pelo fundo do mar, redes gigantes com cabo e placas de aço de mais de duas toneladas que atravessam o fundo dos oceanos, apenas para apanhar um pequeno número de peixes de baixo valor comercial.  

É assim que queremos que o fundo dos oceanos fiquem?

Os Ministros Europeus das Pescas estão atualmente a discutir a reforma dos regulamentos da UE sobre a gestão da pesca em profundidade e, em particular, a proibição oficial da proposta contra o método de pesca mais destrutivo: a pesca de arrasto de fundo em alto-mar.

A BLOOM e a LUSH estão a apelar á opinião pública para pressionar os Ministros das Pescas e os Governos Europeus para proibirem a pesca de arrasto de fundo em alto-mar.

O sucesso desta proibição representa um marco histórico na luta para a proteção dos nossos mares contra uma destruição desnecessária. A pesca de arrasto de fundo em alto-mar é um método de pesca dispendiosa, dependente de subsídios, altamente dependente de combustíveis fósseis da qual não provêm resultados económicos positivos e que destrói o frágil habitat natural dos mares europeus.

A proibição da pesca de arrasto em alto-mar foi exigida por mais de 300 cientistas de todo o mundo.



Claire Nouvian, fundadora da BLOOM comenta: “A mobilização organizada pela BLOOM e pela LUSH vai ser crucial no processo de alertar os governos europeus de que os cidadãos se preocupam com o futuro da nossa herança marinha comum e do maior reservatório de espécies nos oceanos.”


Acerca da BLOOM
A BLOOM é uma organização não-lucrativa, fundada em 2004 por Claire Nouvian, com sede em França e Hong-Kong que organiza campanhas contra a destruição dos nossos oceanos através de programas de sensibilização, investigações independentes e apoiando mudanças nas práticas privadas e industriais.
www.bloomassociation.org/en

Acerca da LUSH
A LUSH cria, produz e distribui cosméticos frescos feitos à mão, tais como bombas de banho efervescentes, pasta de dentes sólida e barras de champô. A LUSH opera segundo uma política restrita contra os testes em animais e apoia o comércio justo e iniciativas de comunidades em todo o mundo. A LUSH lidera o mercado no que diz respeito ao combate ao uso de embalagens desnecessários, vendendo os seus produtos “nus”.
A LUSH opera segundo uma política restrita contra os testes em animais e em 2012, fundou o Lush Prize (em conjunto com a Ethical Consumer) no qual um prémio, no valor de 25 mil libras, é atribuído a políticos, investigadores e lobistas que estão a trabalhar no sentido de acabar com os testes em animais.
A LUSH tem atualmente 900 lojas em todo o mundo e está presente em 51 países.

Junta-te à conversa @Bloom_Fr http://twitter.com/Lush_Portugal


Para saber mais sobre a pesca de arrasto de fundo em alto-mar

You Might Also Like

1 comentários

  1. acho optimo fazerem isso e e pena realmente a destruição que isso traz eu adorava poder ir se fosse mais perto e nao a dia de semana
    bjinhu*

    ResponderEliminar

Subscribe